**Prefeitura do Rio Divulga Plano Operacional para G20, com Bloqueios e Restrição de Acesso no Aterro do Flamengo**
O Rio de Janeiro se prepara para receber o G20 entre 14 e 19 de novembro, e a Prefeitura apresentou um plano de mobilidade com ajustes significativos. O Aterro do Flamengo será a área com o maior número de bloqueios. Entre os dias 17 e 19 de novembro, o acesso de veículos será exclusivo para as comitivas, e pedestres também terão limitações. O parque poderá ser acessado somente por passagens subterrâneas, e 35 pontos serão bloqueados da área entre o Monumento a Estácio de Sá e o MAM Rio. Além disso, no dia 15 de novembro, ocorrerá um treinamento operacional das forças de segurança, com mais restrições de circulação.
Na Zona Portuária, onde acontecerão os eventos da sociedade civil, haverá controle de acesso de pedestres no Boulevard Olímpico e uma operação especial do VLT, impactando a circulação na região. As medidas buscam reduzir transtornos para os moradores e garantir a segurança das delegações internacionais.
Além dos bloqueios, foi decretado um megaferiadão de 15 a 20 de novembro, e áreas de lazer como a orla entre Leblon e Copacabana terão o estacionamento proibido e fechamento das pistas para veículos e lazer em períodos específicos.