Com a pandemia, as reuniões do 31 Conselho Comunitário de Segurança tiveram que ser canceladas, por tempo indeterminado. Na manhã de hoje, 02 de fevereiro, a Câmara Comunitária e a Operação Barra Presente realizaram um evento com intuito de discutir a integração do Poder Público com a Sociedade Civil Organizada. Compuseram a mesa o coordenador do Barra Presente, Capitão Castelo; a nova administradora regional da Barra Marize de Queiroz Vieira; o comandante do 31 Batalhão, Tenente Coronel Alencar e Major Thiago.
O Tenente Cel Alencar, escolheu a Câmara Comunitária para anunciar um novo projeto, que contemplará toda a região do Bosque Marapendi, o Bairro Seguro.
“O projeto consiste num trabalho de Polícia de proximidade. Duas viaturas circularão aqui e não atenderão aos chamados do 190, mas as demandas dessa região. Contamos com o apoio da população. Trabalharemos para ampliar a parceria Polícia – Cidadão, sabemos o quanto o cidadão pode contribuir para diminuição da criminalidade e a segurança de todos. “, explicou o Tenente Coronel.
O projeto será inaugurado oficialmente em alguns dias, com a presença do Coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, secretário de Estado da Polícia Militar. Ao todo para contemplarem o Bairro Seguro na Barra da Tijuca, chegaram ao 31 Batalhão 40 novos policiais e viaturas. “A ideia é que os policiais que aqui trabalharem sejam conhecidos pelo nome, que ele esteja presente no dia a dia da população local”, ressaltou Alencar.
A estratégia é implantar o trabalho em 5 sub bairros divididos pela PM, que são: Bosque Marapendi, Avenida das Américas, Barrinha/Itanhangá, Península e Vargens. “O primeiro a ser contemplado é o Bosque Marapendi. Até sexta-feira, o Bairro Seguro estará ativo nessa região”.
Além do projeto, outras demandas do bairro foram discutidas com representantes da sociedade civil, moradores, presidentes de associações e comerciantes locais.
“Confesso que no início não apoiei o Barra Presente, pois acredito que esse investimento deveria ir para a nossa polícia e não ser criada mais uma força. Mas confesso, que a operação beneficiou muito a Barra da Tijuca e trouxe uma sensação de segurança que há muito tempo não tínhamos. Hoje eu caminho ao longo da Dulcídio Cardoso porque vejo as viaturas e os agentes circulando na região”, admitiu Delair Dumbrosk, presidente da Câmara Comunitária da Barra, que complementou pedindo que apoiem a Policia: “precisamos acreditar na Polícia e contar com o trabalho deles”.
Essa é a base para o trabalho da PM nesse projeto:
Missão
Melhorar a qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro, através da preservação da ordem pública e da garantia dos direitos fundamentais.
Visão
Ser referência em polícia de proximidade, orientada pela gestão e solução de problemas.
Valores
- Preservação da vida e da dignidade da pessoa humana
- Respeito ao interesse público, ao policial e ao cidadão
- Profissionalismo com reconhecimento de mérito
- Governança com foco em resultado
- Transparência
- Hierarquia e disciplina
A partir desses conceitos, foram elencados os oito Objetivos Estratégicos:
- Reduzir os indicadores referentes a crimes violentos
- Consolidar o valor do policial militar junto à sociedade
- Otimizar a capacidade operacional
- Renovar a capacidade logística e estrutural das diversas organizações policiais militares
- Aperfeiçoar os mecanismos de controle interno
- Revisar e reestruturar as normatizações das unidades da Polícia Militar
- Aprimorar e valorizar o efetivo policial militar
- Aperfeiçoar os sistemas de tecnologia, informação e comunicação