(C-434/18) ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 18 DE JULHO 2018.
(C-434/18)
ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 18 DE JULHO 2018.
PRESENÇAS: Delair Dumbrosck/RHR; José Manuel Cruz Costa/Grumari-Barrasul; Luiz Iotty/Barramares; Cléo Pagliosa/AmaRosas; Luiz Edmundo de Andrade/Nova Ipanema; Ildamar Nunes Vianna/Rosa da Barra; Antonio Carlos Guimarães/Riviera Dei Fiori; Márcia Hartung/Riviera Dei Fiore; Neidir Almeida/AlfaBarra II; Rodrigo Marchon/Borborema; Sergio Pernes/Wimblendow; Pedro Manuel Rio Tinto de Matos/Malibu; Wilson Dantas/Aldebaran; Fernando Duque Estrada/Reserva Uno; Leandro Valente da Silva/Riserva Uno; Nelson Seixas/Rosa da Praia; Sylvio J. C. Pinho/Rosa da Barra; Luiz Igrejas/AMAR; Flavio Caland/Superintendente da Barra; Sonia Lopes/Rosa dos Ventos; Marize Vieira/Jardim Oceânico; Luiz Alexandre Bissagio/AMASCO; Kelly Sodré/Morada dos Beija Flores.
RESUMO: Os trabalhos foram dirigidos pelo Presidente Delair Dumbrosck, que convidou a mim José Manuel Cruz Costa para secretariar a reunião.
ABERTURA: Com início às 19:30min. Delair iniciou a reunião, apresentando o Sr. Flávio Caland, novo Superintendente da Barra da Tijuca. O Diretor Pedro Manuel /Malibu apresentou os Senhores Fernando Duque Estrada e Leandro Valente representantes Reserva Uno, participantes pela primeira vez da reunião da CCBT.
AÇÃO DA CEDAE: Com a palavra Drª Márcia fez o resumo da ação, que esta transcorrendo na 11ªVF contra a CEDAE desde 1997. Ela informou que no dia 27/02/18 em audiência, o Juiz estabeleceu um prazo de 120 dias, que já foi prorrogado por mais 30 dias, para que a CEDAE apresente uma solução para estancar o deposito de esgoto inatura nas lagoas da Barra. Nesta ação, está correndo uma penalidade de multa diária contra a CEDAE no valor de R$ 5.000/dia mais os prejuízos ambientais pelo acumulo do esgoto, hoje com valores aproximados em R$1.500.000,00. A CCBT tem acompanhado todos os estudos e trabalhos da CEDAE na formalização da proposta, o que deverá acontecer até o dia 26 deste mês de julho e, após está data deverá ser marcada uma nova audiência pelo Juiz da 11ªVF. O Presidente Delair, lembrou que o Autor da Ação é o MPF, sendo a CCBT assistente e parte interessada.
CURSOS: Próximo curso será de Conservação Predial dia 26 de julho de 14:00 às 17:00h com Engº Antero Parahyba e Arquiteta Adriana Roxo.
SUPERINTENDENTE DA BARRA DA TIJUCA: O presidente Delair, fez a apresentação do novo ocupante da Superintendência da Barra, Sr. Flavio Caland. No mesmo momento, fez a leitura de um manifesto encaminhado ao Presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felipe, protestando sobre o projeto de desafetação dos terrenos localizados no Parque das Rosas e no Condomínio Wimbledon Park, para o que solicitou o apoio e interferência do Sr. Flavio Caland. O Superintendente , então, declarou que estava autorizado pelo Sr. Jorge Felipe a dizer que a CCBT poderia contar com o apoio e que a reivindicação estará sendo atendida com a saída e a retirada da votação das referidas emendas. Prosseguindo, o Sr. Flavio, informou que é servidor publico a 18 anos , chegando a Barra, onde também reside, para trabalhar com todo empenho e ser o grande elo da população com todos os órgãos e secretarias da Prefeitura. A seguir houveram diversas manifestações, a saber:
Pedro Manuel/Malibu reclamou sobre as festas no Campo de Golfe. O Sr. Delair, complementou a reclamação citando também as festas na Cidade das Artes. Respondendo, o Superintendente informou que providencias já foram tomadas e o Sr. Favoreto, presidente do Clube, se comprometeu a encerrar as festas, devendo a última a ser realizada no dia 28/07 porque não tem como cancelar. Quanto ao problema da Cidade das Artes, ele solicitara uma reunião com o Presidente da fundação para discutir o assunto.
Cléo Pagliosa/AmaRosas agradeceu ao superintendente sobre seu empenho nos combates aos ambulantes, moradores de rua e nas vendas de quentinhas. Pediu providências para que a Secretaria de Conservação verifique um problema na Av. Pref. Dulcídio Cardoso com retorno da água da chuva para o prédio Rosa do Sol.
Marcia/Riviera Dei Fiori, denunciou que as árvores na Av. Pref. Dulcídio Cardoso e as que estão no entorno do Riviera, estão cheia de ervas de passarinhos, o que esta provocando a morte delas. Solicitou também providencias para que no dia da feira na Praça do “Ó”, carros e caminhões possam estacionar em locais próximos da praça.
Neidir Almeida/Alfa Barra, solicitou atenção para as cargas e descargas de caminhões na Av. Lucio Costa, que traz bastante complicação para o transito. reclamou também que os sinais de transito na Av. das Américas do Alvorada até o final do Recreio tem permanentemente apresentado problemas na sincronização.
____________________________________________________________________________________Cont.(C-434/18)
Luiz Edmundo/Nova Ipanema, solicitou ao superintendente que faça uma ação de ordem pública na Av. das Américas e também na passagem subterrânea do Nova Ipanema.
Marize Vieira/Jd. Oceânico, falou sobre rotatória da esquina da rua Prudência Amaral com a praça Geraldo da Cruz, onde o estacionamento de carros acontecem com freqüência, colocando em risco todo o transito.
Sérgio Pernes/Wimbledon relatou que o condomínio ajuda em diferente ações na Av. Pref. Dulcídio Cardoso e que o condomínio gostaria de uma relação e reciprocidade com novo superintendente.
Luiz Igrejas/Jd. Oceânico agradeceu pela providencia para a limpeza dos canais no Jardim Oceânico e solicitou para que seja verificado o chafariz da Praça do Pomar que esta sem funcionar.
Sonia Lopes/Rosa dos Ventos, denunciou que “menores de rua”, estão abordando senhoras e roubando sacolas de compras de supermercados. Solicitou também providencias para melhorias na Ciclovia da Av. Pref. Dulcidio. Cardoso.
Luiz Iootty/Barramares, pediu providencias para melhorar o transito entre a Praça do Ó ao Atlântico Sul na Av. Lúcio Costa, sugerindo a construção de baias invertidas próximo ao Hotel Windsor. Solicitou a criação de linhas de ônibus circulares entre Alvorada x Jd. Oceânico, seguindo pela Av. Américas retornando pela Lucio Costa e outra no sentido inverso.
Finalizando o Presidente Delair, pediu providencias para coibir as paradas de ônibus fora dos pontos, principalmente sobre a passagem subterrânea do Nova Ipanema; as para de caminhões cegonhas ao longo das avenidas com grandes movimentos e fiscalização severa aos operadores de transito que não operam nada.
O Sr. Flavio Caland, pediu a todos diretores e filiados da CCBT, para passarem à ele todas as demandas, no que estará ajudando em muito no seu trabalho.
Concluindo os trabalhos , o Presidente agradeceu a presença do Sr. Sergio Pernes do Condomínio Wimbledon Park, do Rodrigo Marchon de Copacabana, da Sra. Kelly Sodré da Pechincha, Luiz Bisaggio de São Conrado e a presença de todos.
Mais nada tendo a ser tratado, a reunião foi encerrada as 21:40hs.
Delair Dumbrosck José Manuel da Cruz Costa
Presidente Secretario
Artigos Relacionados

ATA DA REUNIÃO DE REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES NO RIO DE JANEIRO, REALIZADA EM 21 DE SETEMBRO DE 2017.

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA, REALIZADA EM 05/09/2017

ATA C-465/24 – ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA REALIZADA NO DIA 09/07/2024

ATA C-459/23 – ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DIRETOR DA CÂMARA COMUNITÁRIA DA BARRA DA TIJUCA REALIZADA NO DIA 13/06/2023
