Bosque da Barra: novo capítulo

Bosque da Barra: novo capítulo

Câmara Comunitária participa de reunião com o MP sobre impactos ambientais no Bosque da Barra

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca acompanhou a reunião realizada no último dia 14 de novembro, na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural da Capital, para discutir os impactos ambientais das obras da Iguá no Parque Natural Municipal Bosque da Barra.

O encontro contou com a participação da Dra. Sandra Beltrão, presidente da Comissão de Direito Ambiental, e de Cristina Portella, representante do Grupo de Ação Ecológica (GAE). Durante a reunião, foram apresentados relatos sobre o rebaixamento do lençol freático na área de preservação ambiental, causado pelas obras de ampliação dos tanques da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Esse processo teria provocado o ressecamento das áreas úmidas do parque, impactando ecossistemas locais, como o habitat de jacarés.

De acordo com o ofício enviado pela Concessionária à Câmara Comunitária, as obras seguem as orientações e medidas mitigatórias estabelecidas para minimizar os impactos ambientais. No entanto, representantes ambientais apontaram que a Iguá deveria ter informado previamente sobre o rebaixamento do lençol freático, considerando os danos relatados.

Para mitigar os impactos, a Iguá iniciou o bombeamento de 200 mil litros de água por dia, em atendimento à determinação inicial do INEA, totalizando 1.080.000 litros até o momento. Apesar disso, participantes da reunião destacaram a necessidade de maior transparência e rigor no cumprimento das medidas ambientais para proteger o Bosque da Barra.

Categorias CCBT Informa