Prefeitura do Rio, anunciou na manhã dessa sexta-feira (22/7), o cronograma de obras de recuperação dos trechos do calçadão da Barra da Tijuca que foram destruídos pelas ressacas e das muretas e decks da Praia da Reserva em evento em comemoração aos 41 anos do bairro.
O evento, que aconteceu no Quebra Mar, contou com a presença do Prefeito Eduardo Paes, do subprefeito da Barra, Raphael Lima, do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado e de lideranças da Barra da Tijuca, entre elas o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosk.
A revitalização, que será feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, vai se estender por trechos ao longo de cinco quilômetros da orla, entre os postos 3 e 8.
“São trechos que foram mais afetados pelas ressacas dos últimos anos, desde o fim de 2019. Vamos revitalizar quiosques e recuperar a calçada danificada. Também será restabelecida a vegetação de restinga dessa parte da orla. É uma obra com prazo de seis meses, devemos entregar tudo pronto no próximo verão”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Para Raphael Lima, subprefeito da Barra, essa obra é mais do que um presente para a Barra, é um compromisso da Prefeitura de zelar pela cidade. Segundo ele, é preciso recuperar a orla, o calçadão que foi danificado pelas ressacas e a área da Praia da Reserva com decks e muretas destruídos.
A recuperação dos decks da Praia da Reserva, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, será feita pela Secretaria de Conservação com um investimento de cerca de R$ 553 mil. Vão ser executados os serviços de substituição da pavimentação de oito decks em madeira por paralelepípedos, com área total de 1.265 m²; recuperação de 53 m² de alvenaria de pedra em elevação (muretas); recomposição de cercas de arame galvanizado, com reposição de 900 mourões de eucalipto para proteção da vegetação, e reposição de frades metálicos.
“Ele anunciou que nos próximos 15 dias será iniciada a obra de recuperação de todo calçadão da orla, danificado pelas grandes ressacas que aconteceram em 2020 e 2021. A promessa é que a obra seja concluída em 6 meses. Assim esperamos”, declarou Delair.