CCBT

Menu

  • Institucional
  • Cursos
  • Auditório CCBT
  • Galeria de Vídeos
  • Associe-se
  • Contato

Artigos

  • Home
  • CCBT Informa
  • Saiu na Mídia
  • Cursos
  • Realizações
  • Programas voluntários
  • Atas da CCBT
  • Institucional
  • Cursos
  • Auditório CCBT
  • Galeria de Vídeos
  • Associe-se
  • Contato

logo

CCBT

  • Home
  • CCBT Informa
  • Saiu na Mídia
  • Cursos
  • Realizações
  • Programas voluntários
  • Atas da CCBT
  • Curso: Prevenção dos Riscos no Meio Ambiente de Trabalho

  • Entrevista para o RJ1- REDE GLOBO

  • Curso Noções de Segurança do Trabalho

CCBT Informa
Home›CCBT Informa›Em pauta: Saneamento básico e helicópteros

Em pauta: Saneamento básico e helicópteros

By CCBT
25/02/2022
270
0
Compartilhar:

 

Na noite do dia 24 de fevereiro aconteceu reunião com as associações de moradores e lideranças da Barra da Tijuca para tratar sobre a operação da Unidade de Tratamento do Rio (UTR) do Arroio Fundo, em Jacarepaguá, que foi desativada pela IGUA e o sobrevoo de helicópteros na Barra da Tijuca.

Vale lembrar que a Iguá é a responsável desde 7 de fevereiro pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações.

Para marcar o início da Operação Rio, foi realizada uma cerimônia, que contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, do presidente da CEDAE, Leonardo Soares, e do CEO da Iguá, Carlos Brandão, dentre outras autoridades. O evento aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, sede e principal unidade operacional a ser gerida pela empresa, na qual noticiamos aqui no nosso site.

Após tomar posse, a Iguá decidiu realizar o desligamento da UTR.
O que vai trazer sérios prejuízos ao meio ambiente , intensificando inclusive o mau cheiro nas lagoas.
Diante desse cenário alarmante, o vice-presidente da Câmara comunitária da Barra, David Zee pontuou algumas questões a serem levadas em consideração:

 

‘’Tenho algumas perguntas para todos refletirem e chegarem às suas próprias conclusões:

1. Qual(is) é o equipamento urbano existente atualmente que beneficie diretamente as lagoas contra entrada de lixo, esgoto e sedimentos?

2. No conjunto dos serviços a UTR prejudica as lagoas?

3. Retirar a UTR beneficia mais a quem? As lagoas ou a aqueles que se permitem cobrar serviços plenos de saneamento básico para resultados incompletos?

4. Não seria um grande estímulo aos cobradores de serviços plenos de saneamento básico acelerar os investimentos por equipamentos e serviços de saneamento mais eficientes do que pagar por uma UTR “ineficiente” mas que bem ou mal minimiza a morte lenta das lagoas?

5. Não parece que ao desligar uma UTR existe uma redução de um custo já estabelecido de serviços de compensação por deixar esgotos e lixo chegarem as lagoas?


6. Você realmente acredita que desligar uma UTR nós ajudamos a melhorar as lagoas?

Pensem e abram os olhos pois eu infelizmente tenho olhos pequenos. É preciso ter consciência das consequências ambientais dos próximos anos no quintal da casa dos senhores que são as lagoas. As lagoas cheiram mal, ocorrem Boom de algas cianoficias, existe uma grande mortandade de peixes existem e chega lixo, gigogas nas praias e nas margens das lagoas. Sem falar no assoreamento com manchas de afloramento pantanos’, destacou David Zee.

Sobre todas as constatações, os presentes pediram a realização de uma segunda reunião com a presença a IGUA, mas concordaram que para realizar o desligamento da unidade, seria necessário apresentar outra perspectiva de tratamento, o que não foi o caso.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck, declarou que convocará as autoridades envolvidas no fechamento da Unidade de Tratamento do Rio (Arroio Fundo) para esclarecimentos a sociedade, em uma próxima oportunidade.

Acrescentou também, que o desligamento da UTR vai representar milhares de litros de esgoto bruto nas lagoas, vindos através do Arroio Fundo que atinge mais de 400.000 pessoas. Essa decisão é um retrocesso no processo de saneamento que a mais de 40 anos espera por uma decisão definitiva, afirma Delair.

O segundo assunto da pauta e de interesse da população era o sobrevoo dos helicópteros e sobre isso, Delair pontuou que ainda não há uma solução. “Houve reunião com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e uma audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar do assunto. A Petrobras contratou uma empresa para fazer medição sonora em alguns pontos da Barra, mas ainda nenhuma resposta foi repassada”.

O assunto precisará ser tratado em outras ocasiões para chegar a um consenso favorável. Informaremos, em breve, as novas tratativas e possíveis reuniões para discutirmos o assunto”.

Anterior

Posse do presidente do Conselho Distrital de ...

Próximo

Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá

0
Shares
  • 0
  • +
  • 0

Artigos Relacionados Mais do autor

  • CCBT Informa

    Reunião na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca debate ações para 2025

    22/01/2025
    By CCBT
  • CCBT Informa

    Reunião da Câmara Comunitária da Barra discute impactos da decisão do STJ sobre questões de água**

    19/07/2024
    By CCBT
  • CCBT Informa

    Delair Dumbrosck faz balanço dos 31 anos da Câmara Comunitária da Barra

    12/06/2023
    By CCBT
  • CCBT Informa

    Noções básicas de aconselhamento sobre drogas

    15/05/2017
    By Debora Rolim
  • CCBT InformaCursos

    Curso Noções de Segurança do Trabalho

    14/06/2026
    By CCBT
  • CCBT Informa

    Consequências do novo regulamento na concessão dos serviços de água/esgoto.

    11/11/2022
    By CCBT

Talvez lhe interesse

  • CCBT InformaEventos na CCBT

    CONFERÊNCIA HÍBRIDA COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, EDUARDO CAVALIERE, E O SUBPREFEITO DA BARRA, RAPHAEL LIMA

  • CCBT Informa

    Posse do presidente do Conselho Distrital de Saúde da Barra e Jacarepaguá

  • CCBT Informa

    Motoristas do Rio: é hora de pagar o IPVA. Calendário começa hoje. Quitação em cota única dá desconto de 3%

Conferência de Síndicos do Rio de Janeiro – 2026

Segurança, Mobilidade e Gestão

ASSOCIE-SE

Clima – Agora

loader-image
Barra da Tijuca
25/06/2026
temperature icon
82 %
1027 mb
10 Km/h
Wind Gust: 14 Km/h
Clouds: 100%
Visibility: 10 km
Sunrise: 6:34 am
Sunset: 5:17 pm

Cursos CCBT

CCBT Informa

CCBT InformaCursos

Curso: Prevenção dos Riscos no Meio Ambiente de Trabalho

A Câmara Comunitária da Barra (CCBT) convida você para o curso Prevenção dos Riscos no Meio Ambiente de Trabalho. Uma oportunidade exclusiva para atualizar seus conhecimentos com quem é referência ...
  • Entrevista para o RJ1- REDE GLOBO

    By CCBT
    16/06/2026
  • Curso Noções de Segurança do Trabalho

    By CCBT
    14/06/2026
  • Solenidade de entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto

    By CCBT
    10/06/2026
  • Momento Cultural: Exibição e Debate

    By CCBT
    25/05/2026

Câmara Comunitária da Barra da Tijuca

A CCBT tem como foco exercer a sua representatividade junto às autoridades públicas, nas questões relativas à qualidade de vida da Barra da Tijuca.

Av. Jornalista Ricardo Marinho, 360, cobertura 301 e 317.
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – Cep.: 22631-350
(21) 3325-2323 / (21) 97268-7513

Horário de Funcionamento

De segunda à sexta-feira

de 9:00h às 16h

Siga-nos

Artigos

  • 25 Anos
  • Atas do Conselho Diretor da CCBT
  • CCBT Informa
  • CII- Central Integrada de Informação
  • Cursos
  • Eventos na CCBT
  • Programas voluntários
  • Saiu na Mídia
  • Sem categoria
  • Home
  • Institucional
  • Contato
2025 © Copyright CCBT